quinta-feira, 14 de maio de 2015

Bem-vindos ao meu blog.



Brincando com as  formas geométricas

Publico alvo: Jardim II
Objetivo:
      
  • Estimular o prazer da competição.
  •  Trabalhar as diferentes formas geométricas planas.
  •   Identificar as semelhanças e diferenciar entre elas.
  •   Trabalhar as cores e visualizar o tamanho das figuras.
  Materiais para confecção:
  • 3 folhas de EVA nas cores azul,amarela e vermelha .
  •  1m de TNT.
  • 1 bola,prato descartável,tampa de vasilha que seja no formato circular,1 relógio de parede  etc...
  • Porta retrato, 1 caixinha de sabonete ou caixa de fósforo vazias etc. ...   
  • 1 triângulo de carro,1 desenho de uma pizza cortada em forma de triangulo etc...



Como brincar
  • Levar as crianças para o pátio da escola .
  •  forma grupos de 10  alunos sendo que cada grupo tem que ter 5 componentes.
  • O professor irar fazer uma pequena introdução expondo as formas geométricas.
  •  Cada aluno se posiciona na linha inicial do tapete geométrico, o aluno ira pega objeto e  ira ficar de frente do grupo adversário.
  • Cada aluno que acertar passara a vez para seu colega do grupo, o primeiro grupo que chegar ganha a competição.



Aplicando atividade
A avaliação ocorrerá por meio da observação  e será realizada durante todo o projeto, com objetivo de verificar a participação,atenção,interesse e a evolução de cada aluno.





Brincando com os números 

   Publico alvo: 4º ano
   Objetivo:
  • Identificar o antecessor e o sucessor dos números e ampliar os conhecimentos no seu cotidiano.
  •   Estimular o seu raciocínio lógico.
  •  Aprender a reciclar  materiais.
  •  Aprender a unidade centena e dezena.

  Materiais para confecção:
  • Vários rolos de papel higiênico.
  •   Papeis A4.
  •   Um pequeno pedaço de papelão.






Como Brincar 

  • Fazer uma roda na sala de aula com os alunos em dupla. 
  • Colocar a mesa no centro da sala de aula. 
  • O professor colocar  um desenho de residência exposto em cima da  mesa contendo no centro a dezena.
  • Os alunos irá se posicionar em frente o primeiro aluno, ira falar qual e  o numero da casa do seu vizinho, ou seja, o “antecessor”  e passara  para a vez para seu colega falar qual e o “sucessor”  da casa do seu  vizinho porem devem falar se a casa e composta de unidade,dezena  ou centena. Assim faremos com todos os alunos que formaram as suas duplas. 
  • Fazendo com que o grau de números vai aumentando conforme cada  dupla acerta ou seja dificultando a atividade.
  
Aplicando atividade

O professor  irá elaborar uma atividade em seu quadro para os alunos copiarem e responder em sala de aula ,e a professora observara  se o aluno aprendeu com o jogo em sala de aula .





A queda do chapéu  

 Objetivo:
  • Trabalhar as unidades de D/U . 
  • Trabalha a fixação dos cálculos aos alunos. 
  • Fazer com que os alunos desenvolva com mas facilidade as operações e saibam reconhecer e diferenciar numeral da escrita por extenso.  

Material utilizado: Chapéu  

Como brincar  
  • Os participantes são organizados em círculo.
  • Cada um recebe um número.
  • O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu.
  • Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro.
  • Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira. 

 Aplicando a atividade
  A avaliação sera feita no decorrer da brincadeira visando se o aluno realmente aprendeu com a brincadeira .



Boliche da tabuada 
Publico alvo de 3º e 4º ano  


Material para confecção:  
  • Garrafas pet.
  • Ficha com resultados da multiplicação.  
  • Bola .

Objetivo: 
  • Saber o resultado da tabuada de 3 e 4.

Como brincar:  
  • O professor deve dividir a sala em grupos pequenos de 4 alunos. 
  • Os alunos deverão escutar a multiplicação e uma ira falar o resultado e acertar a garrafa que estiver a multiplicação correta.  
  • O grupo que tiver maior pontuação vence. 

  sugestão de como aplicar a atividade

A atividade ocorrera por meio da observação e será realizada durante todo o projeto ,com objetivo de verificar a evolução de cada criança.


Jogo dos Substantivos

                                                                     

Público Alvo: 4ᵒ e 5ᵒ ano
ObjetivoTrabalhar a classificação dos substantivos podendo ser: simples ou composto; próprio ou comum; primitivo ou derivado; concreto ou abstrato.
Materiais para confecção
  • Papel cartão.
  •  Canetão para a confecção do tabuleiro com a classificação dos substantivos e das cartas com alguns substantivos.

Como brincar
  • O professor pode trabalhar com os alunos sentados em roda para que todos possam trabalhar juntos ou em grupos pequenos. 
  • Colocar o tabuleiro com a classificação dos substantivos e as cartas com os substantivos a serem classificados empilhados e embaralhados no chão as crianças se assentam em volta e um de cada vez pega a primeira carta do monte e a classifica, se a classificação for correta ela continua jogando, mas se estiver errada passa a vez. 
  • Ganha quem tiver mais cartas ao final do jogo.
                                     Imagem
Sugestões de aplicação: Esse jogo pode ser trabalhado na aula de português ou após os alunos terem terminado suas atividades do dia, como forma de interação com a matéria e os colegas. 



Jogo das Classes




Publico Alvo: 3ᵒ e 4ᵒ ano
Objetivo: Compreender melhor como vivem os animais e classificá-los quanto ao seu nascimento.
Material para confecção:
  • Papel cartão. 
  • Canetão para a confecção do tabuleiro e das cartas.

Como brincar:
  • Separar a sala em pequenos grupos e colocar o tabuleiro ao centro de uma roda. 
  • O grupos ao lado das cartas com nome de animais que serão classificados, um aluno do grupo pega a primeira carta do monte e classifica. 
  • Se acertar guarda a carta para si e continua a jogar porem se ele errar devolve a carta ao monte e passa a vez ao próximo grupo ao final das cartas ganha o grupo que apresentar maior quantidade de cartas.

Sugestão de aplicação
Pode ser aplicada nas aulas de ciências por meio de gincanas a fim de que os alunos compreendam a matéria e trabalhem melhor em grupo.
                                          Imagem



Jogo da memória multiplicação


Publico alvo: 3ᵒ ano
Objetivo: Auxiliar no aprendizado das multiplicações básicas (tabuadas de 2,3 e 4) de forma mais descontraída e atraente as crianças.
Materiais para confecção: 
  • Cartolina. 
  • Papel contact.
  • Canetão para a confecção das cartas.

Como brincar 
  • Embaralhar as cartas e organizá-las sobre uma superfície plana com os números virados para baixo.
  •  A criança escolhe e vira duas cartas sem movê-las do respectivo local em que se encontram, todos olham e verificam se suas cartas são correspondentes, ou seja, se é a multiplicação e sua resposta correta se for à criança guarda a carta para si e continua jogando caso não seja a criança vira as cartas novamente e passa a vez ao próximo jogador. Ganha o jogo quem no final das cartas tiver a maior quantidade de pares.  
Imagem
Sugestão de aplicação
 Sugerir essa atividade aos alunos durante o recreio ou à medida que forem terminando as atividades do dia.


Jogo de dados de multiplicação




Publico alvo: 3 º e 4º ano
Objetivo: Dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem multiplicações (Tabuadas 5,6 e 7).
Materiais para confecção:
  • Duas caixas de papelão em formato de dados.
  •  Papel para encapar.
  • Canetão para desenhar os números.

Como brincar: 
  • Trabalhar dois dados com numerais sendo um de 1 a 6 e o outro de 1 a 4.
  • Jogar o dado com numerais de 1 a 6 para determinar o 1° Numeral da sentença.

Ex: 6 x ?
  • 2° jogar os dois dados para determinar o 2° numeral da sentença.

Ex: 6 x 8
  • A criança deve dar a resposta.

Se a resposta for correta ele soma para si o número equivalente a resposta, ganha quem chegar a 100 primeiro.
                                Imagem

Sugestões de aplicação
 O professor pode organizar uma mini olimpíada de matemática ou até mesmo fazer uso dessa atividade em sala de aula quando o tema da aula for cálculos multiplicativos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário