Brincando
com as formas geométricas
Publico
alvo: Jardim II
Objetivo:
- Estimular o prazer da competição.
- Trabalhar as diferentes formas geométricas planas.
- Identificar as semelhanças e diferenciar entre elas.
- Trabalhar as cores e visualizar o tamanho das figuras.
Materiais para confecção:
- 3 folhas de EVA nas cores azul,amarela e vermelha .
- 1m de TNT.
- 1 bola,prato descartável,tampa de vasilha que seja no formato circular,1 relógio de parede etc...
- Porta retrato, 1 caixinha de sabonete ou caixa de fósforo vazias etc. ...
- 1 triângulo de carro,1 desenho de uma pizza cortada em forma de triangulo etc...
Como brincar
- Levar as crianças para o pátio da escola .
- forma grupos de 10 alunos sendo que cada grupo tem que ter 5 componentes.
- O professor irar fazer uma pequena introdução expondo as formas geométricas.
- Cada aluno se posiciona na linha inicial do tapete geométrico, o aluno ira pega objeto e ira ficar de frente do grupo adversário.
- Cada aluno que acertar passara a vez para seu colega do grupo, o primeiro grupo que chegar ganha a competição.
Aplicando atividade
A avaliação ocorrerá por meio da
observação e será realizada durante todo
o projeto, com objetivo de verificar a participação,atenção,interesse e a
evolução de cada aluno.
Brincando
com os números
Publico
alvo:
4º ano
Objetivo:
- Identificar o antecessor e o sucessor dos números e ampliar os conhecimentos no seu cotidiano.
- Estimular o seu raciocínio lógico.
- Aprender a reciclar materiais.
- Aprender a unidade centena e dezena.
Materiais
para confecção:
- Vários rolos de papel higiênico.
- Papeis A4.
- Um pequeno pedaço de papelão.
Como Brincar
- Fazer uma roda na sala de aula com os alunos em dupla.
- Colocar a mesa no centro da sala de aula.
- O professor colocar um desenho de residência exposto em cima da mesa contendo no centro a dezena.
- Os alunos irá se posicionar em frente o primeiro aluno, ira falar qual e o numero da casa do seu vizinho, ou seja, o “antecessor” e passara para a vez para seu colega falar qual e o “sucessor” da casa do seu vizinho porem devem falar se a casa e composta de unidade,dezena ou centena. Assim faremos com todos os alunos que formaram as suas duplas.
- Fazendo com que o grau de números vai aumentando conforme cada dupla acerta ou seja dificultando a atividade.
Aplicando atividade
O professor irá elaborar uma atividade
em seu quadro para os alunos copiarem e responder em sala de aula ,e a
professora observara se o aluno aprendeu
com o jogo em sala de aula .
A queda do chapéu
Objetivo:
- Trabalhar as unidades de D/U .
- Trabalha a fixação dos cálculos aos alunos.
- Fazer com que os alunos desenvolva com mas facilidade as operações e saibam reconhecer e diferenciar numeral da escrita por extenso.
Material utilizado: Chapéu
Como brincar
- Os participantes são organizados em círculo.
- Cada um recebe um número.
- O educador se coloca no centro do círculo, segurando um chapéu.
- Inicia a brincadeira atirando o chapéu para o alto e chamando um número. O participante chamado deve correr e pegar o chapéu antes que ele caia no chão. Se o chapéu cair no chão, o jogador sai da brincadeira e o educador continua no centro.
- Se o jogador conseguir pegar o chapéu, vai para o centro do círculo e continua a brincadeira.
Aplicando a atividade
A avaliação sera feita no decorrer da brincadeira visando se o aluno realmente aprendeu com a brincadeira .
Boliche da
tabuada
Publico alvo de 3º e 4º ano
Material para confecção:
- Garrafas pet.
- Ficha com resultados da multiplicação.
- Bola .
Objetivo:
- Saber o resultado da tabuada de 3 e 4.
Como brincar:
- O professor deve dividir a sala em grupos pequenos de 4 alunos.
- Os alunos deverão escutar a multiplicação e uma ira falar o resultado e acertar a garrafa que estiver a multiplicação correta.
- O grupo que tiver maior pontuação vence.
sugestão de como aplicar a atividade
A atividade ocorrera por meio da
observação e será realizada durante todo o projeto ,com objetivo de verificar a
evolução de cada criança.
Jogo
dos Substantivos
Público Alvo:
4ᵒ e 5ᵒ ano
Objetivo: Trabalhar a classificação dos substantivos podendo ser: simples ou composto;
próprio ou comum; primitivo ou derivado; concreto ou abstrato.
Materiais para confecção:
- Papel cartão.
- Canetão para a confecção do tabuleiro com a classificação dos substantivos e das cartas com alguns substantivos.
Como brincar:
- O professor pode trabalhar com os alunos sentados em roda para que todos possam trabalhar juntos ou em grupos pequenos.
- Colocar o tabuleiro com a classificação dos substantivos e as cartas com os substantivos a serem classificados empilhados e embaralhados no chão as crianças se assentam em volta e um de cada vez pega a primeira carta do monte e a classifica, se a classificação for correta ela continua jogando, mas se estiver errada passa a vez.
- Ganha quem tiver mais cartas ao final do jogo.
Sugestões de aplicação:
Esse jogo pode ser trabalhado na aula de português ou após os alunos terem terminado
suas atividades do dia, como forma de interação com a matéria e os colegas.
Jogo das Classes
Publico Alvo: 3ᵒ
e 4ᵒ ano
Objetivo: Compreender
melhor como vivem os animais e classificá-los quanto ao seu nascimento.
Material para confecção:
- Papel cartão.
- Canetão para a confecção do tabuleiro e das cartas.
Como brincar:
- Separar a sala em pequenos grupos e colocar o tabuleiro ao centro de uma roda.
- O grupos ao lado das cartas com nome de animais que serão classificados, um aluno do grupo pega a primeira carta do monte e classifica.
- Se acertar guarda a carta para si e continua a jogar porem se ele errar devolve a carta ao monte e passa a vez ao próximo grupo ao final das cartas ganha o grupo que apresentar maior quantidade de cartas.
Sugestão de aplicação
Pode
ser aplicada nas aulas de ciências por meio de gincanas a fim de que os alunos
compreendam a matéria e trabalhem melhor em grupo.
Jogo da memória multiplicação
Publico alvo:
3ᵒ ano
Objetivo:
Auxiliar no aprendizado das multiplicações básicas (tabuadas de 2,3 e 4) de
forma mais descontraída e atraente as crianças.
Materiais para confecção:
- Cartolina.
- Papel contact.
- Canetão para a confecção das cartas.
Como brincar
- Embaralhar as cartas e organizá-las sobre uma superfície plana com os números virados para baixo.
- A criança escolhe e vira duas cartas sem movê-las do respectivo local em que se encontram, todos olham e verificam se suas cartas são correspondentes, ou seja, se é a multiplicação e sua resposta correta se for à criança guarda a carta para si e continua jogando caso não seja a criança vira as cartas novamente e passa a vez ao próximo jogador. Ganha o jogo quem no final das cartas tiver a maior quantidade de pares.
Sugestão de aplicação
Sugerir
essa atividade aos alunos durante o recreio ou à medida que forem terminando as
atividades do dia.
Jogo de dados de multiplicação
Publico alvo:
3 º e 4º ano
Objetivo:
Dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem multiplicações (Tabuadas
5,6 e 7).
Materiais para confecção:
- Duas caixas de papelão em formato de dados.
- Papel para encapar.
- Canetão para desenhar os números.
Como brincar:
- Trabalhar dois dados com numerais sendo um de 1 a 6 e o outro de 1 a 4.
- 1° Jogar o dado com numerais de 1 a 6 para determinar o 1° Numeral da sentença.
Ex:
6 x ?
- 2° jogar os dois dados para determinar o 2° numeral da sentença.
Ex:
6 x 8
- 3° A criança deve dar a resposta.
Se
a resposta for correta ele soma para si o número equivalente a resposta, ganha
quem chegar a 100 primeiro.
O professor pode
organizar uma mini olimpíada de matemática ou até mesmo fazer uso dessa
atividade em sala de aula quando o tema da aula for cálculos multiplicativos.
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